RELAÇÕES ENTRE O TEMPO, OS CONTEXTOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RELAÇÕES ENTRE O TEMPO, OS CONTEXTOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RESUMO Este texto se propôs a analisar as variações e padrões identificados nas práticas pedagógicas de duas professoras, uma de Língua Portuguesa e outra de Matemática, atuando em turmas, escolas e momentos distintos. Para isso, foram revisitados dados oriundos de uma pesquisa de doutoramento e de uma investigação proposta durante estágio de pós-doutoramento. Observações de aulas, entrevistas e análises de documentos foram instrumentos comuns em tais pesquisas, ao sistematizar dados em três escolas de Ensino Fundamental II. Assim, foi possível reconhecer um perfil de trabalho docente entre as duas professoras acompanhadas. Todavia, sutis variações foram identificadas em práticas referenciadas pelas professoras de Língua Portuguesa e Matemática, motivadas, sobretudo, a partir dos relacionamentos interpessoais estabelecidos e dos conteúdos estudados em diferentes contextos e momentos. Espera-se, a partir desta experiência, sopesar entraves e possibilidades para o delineamento de futuros estudos com um perfil longitudinal, dedicados ao acompanhamento de práticas pedagógicas. Palavra-chave: Práticas pedagógicas. Contextos escolares. Diferente momentos da atuação docente.