RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES IBERO-AMERICANAS: DISCURSOS DA OEI EM VOGA

RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES IBERO-AMERICANAS: DISCURSOS DA OEI EM VOGA Resumo: A intensa produção de políticas curriculares no espaço Ibero-americano tem sido discutida por pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas da educação. A fim de ampliar algumas dessas discussões e estimular outras possíveis, o presente trabalho se debruça sobre as políticas de responsabilização docente, defendidas e disseminadas pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Focalizamos alguns textos políticos das Coleções Metas Educativas 2021 e Miradas sobre la Educación en Iberoamérica, que delimitaram nosso objeto de análise e recorte temporal (2009-2013). Oriento-me teórica e metodologicamente na abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball (1994; 2010) e em estudos pós-estruturalistas do campo do currículo (DIAS, 2009; 2013; LOPES, 2006). Arenas de lutas pela significação da responsabilização são forjadas e têm vinculado o trabalho e a formação dos professores ao alcance de metas e resultados de desempenho dos alunos, visto que os docentes são considerados peça-chave para o sucesso educacional. Palavras-chave: Políticas de currículo; Responsabilização docente; Discursos em disputa; OEI.