SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO NOS TEXTOS POLÍTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL

SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO NOS TEXTOS POLÍTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Este trabalho analisa as articulações e produções de sentido presentes em textos políticos destinados à educação infantil e problematiza alguns aspectos relacionados às políticas curriculares dirigidas a ela, para identificar e interpretar quais sentidos estão sendo fixados para o seu currículo. Propõe analisar as políticas curriculares e compreender variáveis e indefinições sobre diferentes sentidos, sem, no entanto, fixá-los de forma permanente. Analisa textos políticos com o intuito de perceber as significações de currículo, que foram hegemonizados e fixados em determinado momento contextual e os embates e articulações políticas que cercam essas significações, além dos antagonismos que eles carregam. Para tal, se apoia no conceito de antagonismo da Teoria do Discurso (LACLAU e MOUFFE, 2015), que o concebe não como a luta entre identidades prontas, construídas antes da própria relação antagônica, mas como “condição de possibilidade para a formação de identidades políticas e não meramente um campo de batalha que se forma entre duas forças já prontas” (MENDONÇA, 2014, p. 152). Palavras-chave: POLÍTICAS DE CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTAGONISMO.