SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E ASSEMBLEIA DE CLASSE: APROXIMAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E JEAN PIAGET

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E ASSEMBLEIA DE CLASSE: APROXIMAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E JEAN PIAGET Resumo Neste artigo, tecemos considerações sobre resultados de pesquisa de mestrado que se pautou na sistematização de experiência de assembleias de classe desenvolvidas com educandas/os do Ensino Fundamental. A sistematização de experiências é compreendida, como uma metodologia dialógica que permite que educadoras/es e pesquisadoras/es reflitam sobre sua prática com intenção de (re)construí-la e (re)significá-la. Em nosso esforço analítico de sistematização, observamos similaridades entre a sistematização de experiências e as assembleias de classes. Ambas se constituem como espaços de problematização da realidade, de expressão de erros e acertos e de busca coletiva para organizar o vivido e superar os obstáculos percebidos nas experiências vivenciadas. Como resultado da sistematização da experiência das assembleias de classe, conseguimos tecer possibilidades de aproximação e diálogo entre os pensamentos de Paulo Freire e Jean Piaget, que podem nos auxiliar a (re)significar as assembleias de classe na perspectiva da Educação Popular. Palavras-chave: Sistematização de experiências. Assembleias de classe. Educação Popular.