SOBRE ARTE, DESEJOS E FORMAÇÃO DOCENTE: (RE) ANIMAR CAMINHOS

SOBRE ARTE, DESEJOS E FORMAÇÃO DOCENTE: (RE) ANIMAR CAMINHOS Resumo Resultado de uma pesquisa de mestrado, este texto traz à discussão o tema da formação estética docente. A pesquisa contou com a colaboração de vinte e quatro professoras de Educação Infantil da rede pública de um município fluminense, fundamentou-se nas abordagens (auto)biográficas e assumiu as perspectivas da arte como conhecimento e da educação estética como dimensão da existência que é tecida nas relações socioculturais, no cotidiano. Que histórias e desejos, envoltos à arte, são revelados no exercício de lembrar e narrar? Por meio da proposição de exercícios de memória, privilegiou-se o diálogo com narrativas docentes que contam sobre os espaços da arte em suas vidas. As narrativas produzidas indicam que a sensibilidade estética é cultivada nas formas culturais experimentadas e reafirmam que a estética é o contrário da indiferença. Nesse caminho, ajudam-nos a perceber a arte como oportunidade de ampliar sentidos e conexões, na formação e na prática docentes. Palavras-chave: Formação estética docente. Arte. Narrativas (auto)biográficas. Educação Infantil.