TENSÕES PRESENTES NOS “ACHADOS” DE UMA PESQUISA SOBRE REDES DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA

TENSÕES PRESENTES NOS “ACHADOS” DE UMA PESQUISA SOBRE REDES DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA Resumo: A temática das Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior surge no contexto da internacionalização, da cooperação e do movimento de integração entre os países. Este contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, através de Redes. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dos movimentos de Redes e como se tecem as relações de forças no seu interior, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior hegemônicos com foco nas Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior na América Latina, foi o objeto da pesquisa. A opção metodológica foi a pesquisa social qualitativa e interpretativa (ROSENTHAL,2014). A proposta do texto é revelar ” tensões nos “achados” da pesquisa , produzindo reflexões acerca da temática das redes de acreditação e avaliação na América Latina. Palavras-chave: Internacionalização da Educação Superior na América latina; Redes de Agências de Acreditação e Avaliação; Democracia; RIACES; RANA.