TENSÕES PRESENTES NOS “ACHADOS” DE UMA PESQUISA SOBRE REDES DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA Resumo: A temática das Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior surge no contexto da internacionalização, da cooperação e do movimento de integração entre os países. Este contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, através de Redes. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dos movimentos de Redes e como se tecem as relações de forças no seu interior, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior hegemônicos com foco nas Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior na América Latina, foi o objeto da pesquisa. A opção metodológica foi a pesquisa social qualitativa e interpretativa (ROSENTHAL,2014). A proposta do texto é revelar ” tensões nos “achados” da pesquisa , produzindo reflexões acerca da temática das redes de acreditação e avaliação na América Latina. Palavras-chave: Internacionalização da Educação Superior na América latina; Redes de Agências de Acreditação e Avaliação; Democracia; RIACES; RANA.