TEORIA ATOR-REDE E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL

TEORIA ATOR-REDE E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL RESUMO Essa pesquisa configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa entre dois campos do saber: Educação e Meio Ambiente. Educação porque procurou descrever como se deu a tecitura de conhecimentos entre docente e discentes mediante as controvérsias de uma rede sociotécnica. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever, sob a ótica da Teoria Ator-Rede, os agenciamentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de formação de professores. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. O estudo desenvolveu-se com um grupo de sessenta e cinco estudantes de graduação, mais especificamente na disciplina de Esportes de Aventura. Para a produção dos dados utilizamos as narrativas dos atores humanos advindas de construções audiovisuais compartilhadas no ambiente digital de aprendizagem Edmodo . Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental se deu de maneira não linear, rizomática e por meio das controvérsias e dos agenciamentos advindos dos movimentos na rede sociotécnica. PALAVRAS CHAVE: Educação Ambiental, Teoria Ator-Rede, Edmodo, Formação de Professores.