TERRITÓRIO ABERTO: IMAGEM E EXPERIÊNCIA NA VIDA ESCOLAR

UM TERRITÓRIO ABERTO: IMAGEM E EXPERIÊNCIA NA VIDA ESCOLAR RESUMO O presente trabalho se debruça sobre a problemática dos saberes em torno da imagem a partir das experiências vivenciadas na agudeza do cotidiano da sala de aula, com atividades didático pedagógicas que procuraram tematizar a visualidade por meio do exercício da produção poético imagética. Para tanto reconhece as contribuições dos estudos da Cultura Visual e sua denúncia acerca da virada icônica como discussão profícua à elaboração dos desafios da educação contemporânea que, de certa maneira, não pode se furtar a pensar os processos de formação dissociados das questões envolvendo a imagem. Nesse sentido, partimos das experiências vividas em sala de aula e da problemática dos saberes da experiência para pensar os efeitos epistêmicos e ontológicos no espaço escolar, pelo modo como esses efeitos se configuram enquanto problema para instituição escolar diante da complexidade do universo imagético e suas epistemes. Palavras-chave: Educação para Cultura Visual; Saberes da Experiência; Cotidianos Escolares; Visualidade.