Trabalho e educação no Ensino Médio Integrado e Profissionalizante de uma escola do campo

Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que está em andamento em um programa de mestrado em educação em uma universidade pública do MT, e tem como objetivo “identificar como a categoria trabalho e educação se situa no âmbito do curso do Ensino Médio Integrado e Profissionalizante de uma escola do campo”, o qual estamos realizando a pesquisa exploratória, com estudos bibliográficos, pesquisa documental e pesquisa de campo, e constatamos que o Curso contempla práticas pedagógicas voltadas para trabalho e educação, tanto nos estudos realizados em sala de aula, como em atividades extra sala, como o desenvolvimento do Projeto interdisciplinar da horta agroecológica no pátio da escola. Concluímos que a educação associada ao trabalho tem um papel fundamental no processo de romper com um ensino voltado para a lógica do capital e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem a vida e a autonomia do estudante, este processo se torna consciente na luta contra uma sociedade alienada e possibilita a construção de uma sociedade mais justa e solidária.