Trabalho e escolarização no curso de vida de jovens pobres no Rio de Janeiro

Trabalho e escolarização no curso de vida de jovens pobres no Rio de Janeiro Investigar cursos de vida de jovens significa enfrentar o desafio de compreender as idades não apenas como fases biológicas, mas também como representações e campos de disputas simbólicas atravessadas pelas especificidades de vida em diferentes lugares sociais. Passa por compreender processos de individualização social e vetores de unificação dos padrões socializadores de um mundo que se tornou simultaneamente globalizado e excludente. Trataremos de processos de entrada de jovens pobres na vida adulta tendo como vetor principal a relação escola-trabalho. A base empírica de nossas reflexões se constitui dos dados quantitativos e qualitativos de pesquisa realizada com jovens estudantes de escolas de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2013 e 2015. A partir do survey obtivemos um quadro síntese de trajetórias de escolarização, posições sociais, experiências laborais e familiares, entre outras, que dão objetividade aos cursos de vida. Narrativas de dois jovens são apresentadas e interpretadas numa busca por evidenciar dimensões subjetivas dos cursos de vida. Palavras-chave: Jovens; Individuação; EJA