TRABALHO, EDUCAÇÃO E DIRETRIZES SOCIAIS EM CUBA: TENSÕES E DILEMAS

TRABALHO, EDUCAÇÃO E DIRETRIZES SOCIAIS EM CUBA: TENSÕES E DILEMAS RESUMO O presente estudo está dirigido às transformações implementadas em Cuba, que abarcam a totalidade do movimento societário cubano, incluindo as estruturas ideológicas e políticas, visando adequar o sistema nacional de ensino ao projeto identificado como Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. As discussões sobre os rumos da educação, dentro do processo cubano, têm os seus alicerces fincados na visão retrospectiva das diversas etapas da Revolução, com seus fundamentos históricos, que forjaram além de uma cultura política de resistência, uma pedagogia de luta. O sistema escolar, universal e gratuito, não pode ser entendido sem vínculos com a trama histórica, desde a época colonial, a partir do ideário autóctone, enraizado no século XIX. Pretende-se analisar os elementos dessa base educacional, percebendo, em especial, a vinculação entre a educação e o trabalho em Cuba. Por se tratar de uma pesquisa etnográfica, o transitar constante entre a observação e a análise buscou a compreensão de um projeto educacional erguido para além do nacionalismo, sem profundidade, e do vazio, sem fundamentação teórica. PALAVRAS-CHAVE: reestruturação produtiva; ideário martiano; trabalho e educação em Cuba.