Trajetórias de estudantes migrantes internacionais face às desigualdades educacionais no Brasil, de 2014 a 2017

Trajetórias de estudantes migrantes internacionais face às desigualdades educacionais no Brasil, de 2014 a 2017 Resumo Este artigo apresenta um estudo sobre os percursos escolares de estudantes migrantes internacionais matriculados na Educação Básica no Brasil entre os anos de 2014 e 2017. A intenção da pesquisa é construir um panorama nacional sobre a distribuição desses estudantes e analisar suas trajetórias, sobretudo em relação à permanência no sistema de ensino. O estudo, organizado a partir de uma perspectiva longitudinal e quantitativa, analisa o fluxo escolar de migrantes internacionais e as trajetórias dos estudantes a partir de três coortes iniciadas em 2014 a fim de discutir o conceito de “trajetória protegida” no ensino fundamental e no ensino médio, no contexto de um sistema de ensino perpassado por desigualdades sociais e educacionais. A pesquisa identifica uma intensa rotatividade dos estudantes, que pode estar relacionada à evasão, continuidade dos processos migratórios, fragilidades da documentação e registro de matrícula junto ao Censo. Palavras-chave: desigualdades educacionais; estudantes migrantes internacionais; políticas educacionais; trajetórias protegidas