Trilhas da Educação Ambiental Crítica no contexto de um Mestrado Profissional em Educação

Nesse texto abordamos questões acerca da Educação Ambiental crítica, no contexto do Mestrado Profissional em Educação, em uma Universidade Federal no sul de Minas, área de concentração Formação de Professores, na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Ambiente. Trata-se do estudo inicial, de estudo do referencial teórico que abrange a história da pós-graduação no país até a recente constituição de Mestrados Profissionais e a história da educação ambiental, e de fontes documentais, como subsídios à elaboração de instrumentos de pesquisa qualitativa – questionário, entrevistas e grupo focal, a fim de aprofundar a análise sobre nossa área de trabalho, compreendendo, pela história de vida dos egressos do curso, como se fundaram interesses em buscar a pós-graduação em Educação e, especificamente, os estudos em Educação Ambiental, como desenvolveram os estudos do Mestrado e que caminhos tem trilhado, dando continuidade a ter as questões socioambientais como o sulear de sua práxis. Tal pesquisa possibilitará a avaliação do percurso em nossa área e a promoção de mudanças e conexões com outros programas de pós-graduação na área, no caminho do fortalecimento de grupos de pesquisa em Educação Ambiental crítica em Minas Gerais, ampliando vínculos no sudeste e com as demais regiões brasileiras.