TURMA ELIZABETH TEIXEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA IMPLEMENTADO NA UEFS

TURMA ELIZABETH TEIXEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA IMPLEMENTADO NA UEFS RESUMO Este artigo é a apresentação da síntese de nossa pesquisa dissertativa ainda inconclusa, centrada no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, através da Turma Especial Elizabeth Teixeira – Bacharelado em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. O estudo problematiza: De que forma o saber jurídico acessado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo no curso do PRONERA de Direito, os auxilia no enfrentamento jurídico e político nos processos de luta pela terra? E objetiva: Analisar a forma como o saber jurídico é acessado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo no curso especial de Direito, auxiliando-os no enfrentamento jurídico e político dos processos de luta pela terra. Elencamos quatro categorias teóricas: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Saber jurídico e luta pela posse da terra para fazer a relação das nossas indagações com a realidade, ratificando a força dos movimentos sociais do campo e expondo os limites institucionais da disputa – na esfera hegemônica da educação. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO DO CAMPO. PRONERA-DIREITO. QUESTÃO AGRÁRIA.