UMA HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR PRODUZIDO NO BRASIL PARA AS ESCOLAS ITALIANAS (1896 – 1907)

Resumo: o presente texto tem como objetivo analisar seis livros didáticos publicados no Brasil e voltados para os alunos das escolas italianas, atentando para a produção e a materialidade dos mesmos. O corpus empírico é composto por sete exemplares de livros que foram entrecruzados com jornais, relatórios consulares, correspondências e fotografias, tomados a partir da análise documental histórica que buscou perscrutar evidências, indícios e recorrências a partir do objeto da investigação, à luz da História Cultural e da História da Educação. O recorte temporal corresponde a 1896 quando foi publicado o primeiro livro no Rio Grande do Sul e finda em 1907, pois é o ano em que foram publicadas as demais obras. É nesse arco temporal de 1896 e 1907 que esse texto se detém, sinalizando num primeiro momento a questão da imigração italiana para o Brasil e os processos de escolarização derivados desse movimento e, num segundo, analisando a produção e a materialidade dos referidos livros. Palavras-chave: Livro escolar. Escolas italianas. Alfabetização. Produção e circulação.