O movimento Escola sem Partido e o contexto de precarização do Trabalho Docente no Brasil

Título do projeto : O movimento Escola sem Partido e o contexto de precarização do Trabalho Docente no Brasil Resumo : O Brasil passou por uma reestruturação econômica de caráter neoliberal na década de 1990. Esta mudança impactou nas relações de trabalho, em especial, no trabalho docente. O trabalho docente passou por processos de desprofissionalização e perda de autonomia e foi submetido a um maior controle sob os interesses das elites, instituindo-se, assim, um contexto de precarização do trabalho docente. Ao longo dos anos, com a manutenção desta estrutura precária de labor, ganhou destaque na esfera pública nacional, na década de 2010, o movimento Escola sem Partido, que, em linhas gerais, luta contra uma suposta “doutrinação ideológica” nas escolas e propõe um maior controle sobre a autonomia docente e a liberdade de ensino. Assim, esta pesquisa em andamento busca compreender como o movimento Escola sem Partido e suas ideias se inserem nesse pré-existente contexto de precarização da docência no ensino básico público. A metodologia será baseada na análise documental de Projetos de Lei relativos ao movimento Escola sem Partido, seu referido sítio eletrônico e entrevistas semiestruturadas com docentes. Palavras-chave : Escola sem Partido; Trabalho docente; precarização; autonomia.