CURRÍCULO E SOCIOEDUCAÇÃO: ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NA PARAÍBA

CURRÍCULO E SOCIOEDUCAÇÃO: ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NA PARAÍBA Resumo: O texto apresenta a pesquisa de doutoramento que objetiva analisar a atuação docente da política de currículo do Programa de Educação Cidadã Integral para Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas. Metodologicamente, utilizamos o enfoque qualitativo através do estudo de caso. Nossas lentes de análises articulam o Ciclo Contínuo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992), com a Teoria da Atuação Política (BALL; MAGUIRE, BRAUN, 2016) e a Teoria do Discurso a Laclau e Mouffe (2001). Enfatiza-se que esta lei traz um caráter pioneiro e desafiador para a política educacional para jovens em privação de liberdade. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Currículo. Socioeducação. Educação Integral.