DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: PROEJA E DIREITO À EJA

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: PROEJA E DIREITO À EJA RESUMO O presente artigo teve como objetivo investigar – a partir do praticado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – elementos que demonstrassem a efetivação do direito à educação de jovens e adultos no ensino médio técnico integrado à formação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Adotando o parâmetro ético e hermenêutico do princípio da dignidade da pessoa humana , tratou-o como fundamento do direito à educação. Sob a ótica de que há um mínimo existencial que garante a dignidade da pessoa humana , tomou autonomia e reconhecimento como conteúdos da dignidade e referências que balizaram a compreensão de como se forjou o direito à educação para jovens e adultos no IFRJ, por meio da ação do Proeja. Esses conteúdos foram evidenciados na percepção de egressos entrevistados pela perspectiva metodológica da entrevista compreensiva. As entrevistas revelaram a estima e o reconhecimento que receberam da sociedade, pela formação técnica auferida no curso do Proeja. Palavras chave: Dignidade da Pessoa Humana. PROEJA. Direito à Educação. Reconhecimento social.