A repetência e a reprovação escolar em um grupo escolar mineiro, nas primeiras décadas do século XX.

A repetência e a reprovação escolar em um grupo escolar mineiro, nas primeiras décadas do século XX O objetivo desta comunicação é investigar os fenômenos da reprovação e da repetência escolar, em Minas Gerais, nas primeiras décadas do século XX, buscando compreender como elas eram pensadas e vivenciadas em um grupo escolar mineiro: o Grupo Escolar Paula Rocha, na cidade de Sabará. O trabalho insere-se no escopo dos estudos da história da escolarização, principalmente sobre a produção de uma nova cultura escolar no estado, fundada na escola graduada, na qual esses fenômenos se consolidaram. Para alcançar os objetivos, tem-se como principal corpus documental: a legislação educacional, os relatórios de direção e inspeção, as atas de exames, os termos de promoção e os livros de matrículas. A abordagem analítica está centrada, principalmente, nos estudos sobre a cultura escolar, com destaque para os trabalhos de Chervel e Julia. A análise documental evidenciou a complexidade dos fenômenos, não sendo possível apontar uma única causa para sua ocorrência. Entre os motivos da reprovação e da repetência escolar estavam o extenso Programa de Ensino, a pouca idade dos alunos e o seu baixo desempenho. PALAVRAS-CHAVE : Reprovação Escolar. Repetência Escolar. Escola Graduada.