RETRATOS DO COTIDIANO: DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo Esse ensaio enseja compartilhar as reflexões que têm sido mobilizadas com nossas experiências de pesquisa-formação, cujo objeto investigativo é a dimensão estética da formação docente para a Educação Infantil, a partir de um conjunto de vozes que se referem às experiências formativas vividas de um ponto de vista pessoal. Conferimos destaque à maneira como o conceito de estética se relaciona ao conceito de sensibilidade e à premissa aqui adotada de que “somos corpo”, desvelando formas de produzir conhecimento no âmbito da pesquisa, da formação e do ensino, que não prescindem da dimensão sensório perceptiva dos sujeitos em formação. Nesse sentido, iluminamos a necessidade de se pensar o processo formativo – docente e discente – considerando a pessoa em sua integralidade. A se considerar as especificidades da docência voltada ao público de 0 a 5 anos de idade, procuramos elucidar como a formação docente pode iluminar rotas que aproximam docência e infância, por meio de experiências estéticas que nutrem e encorajam a ampliar os sentidos humanos na docência, na pesquisa, na vida. Palavras-chave: Educação Infantil e Arte – Educação Estética – Formação de Professores da Educação Infantil.