“OUVINDO OS CONSELHOS DOS YOUTUBERS, EU SINTO QUE POSSO SER UM LEITOR”: OS SENTIDOS QUE OS JOVENS DAS CLASSES POPULARES ATRIBUEM AOS CANAIS DE RESENHAS LITERÁRIAS NO YOUTUBE

“OUVINDO OS CONSELHOS DOS YOUTUBERS, EU SINTO QUE POSSO SER UM LEITOR”: OS SENTIDOS QUE OS JOVENS DAS CLASSES POPULARES ATRIBUEM AOS CANAIS DE RESENHAS LITERÁRIAS NO YOUTUBE Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento que venho construindo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a perspectiva dialógica e alteritária da produção de conhecimento de Mikhail Bakhtin. Este estudo tem se constituido a partir das rodas de conversas com jovens do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Gonçalo, em diálogo com os canais literários do YouTube. Levando em consideração que existe hoje uma discreta produção acadêmica que discute a produção literária em espaços não escolares, mais do que respostas essa investigação vem trazendo novas perguntas. O debate sobre como a literatura vem sendo encarada pelos jovens dentro e fora da escola nos convida à reflexão sobre a desconfortável relação de estranhamento que tem se colocado entre professores e alunos na complexidade do cotidiano, entendendo que essas aproximações podem se constituir espaços potentes, reveladores de significados para o debate educacional. Palavras chave : leitura, literatura, juventude e YouTube.