EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E O TRABALHO DOCENTE COM ANIMAÇÃO NO ENSINO DA ARTE

EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E O TRABALHO DOCENTE COM ANIMAÇÃO NO ENSINO DA ARTE Refere-se à dissertação sobre Cinema de Animação no Ensino da Arte e aponta dados preliminares da tese, em andamento, que aborda “Animação no Trabalho Docente”. Contempla as experiência de crianças na produção de animação e o trabalho de professores com a utilização desse instrumento, enquanto mediação de conhecimento. Os primeiros estudos tiveram como base a disciplina de Arte em uma escola da região Serrana do Estado do Espírito Santo e reporta como as experiências das criançasse manifestaram na produção de animações. A partir de Walter Benjamin dialogamos com o conceito de experiência e memória e em Vigotski, imaginação e mediação. Optou-se pelo método qualitativo através de uma pesquisa de cunho colaborativo. As pesquisas atuais proporcionam uma análise dos docentes quanto ao uso da animação em sala de aula e suas implicações sobre as concepções dialéticas do trabalho do professor com a animação. Os estudos permitem-nos avaliar o potencial criador implicado no processo de produção colaborativo entre docentes, discentes e pesquisadora, mediado pela animação, possibilita um vínculo de parceria entre os sujeitos e a criação. Palavras-Chaves: Arte. Animação. Educação. Cinema de animação. Trabalho Docente.