A presença de pessoas idosas na EJA: O que elas buscam? O que elas encontram?

A PRESENÇA DE PESSOAS IDOSAS NA EJA: O QUE ELAS BUSCAM? O QUE ELAS ENCONTRAM? Resumo O material empírico que subsidia este artigo foi produzido em oito entrevistas realizadas com seis mulheres idosas e dois homens idosos inseridos em um programa de Educação de Pessoas Jovens e Adultos. O foco da análise aqui proposta é identificar as ações que levaram essas mulheres e esses homens a buscarem uma escolarização estando na Terceira Idade. As ações empreendidas por esses sujeitos serão nomeadas neste trabalho como circunstâncias atuantes. A análise indicou que a busca pela aprendizagem e pela superação dos desafios da retomada dos estudos e das intempéries relacionadas ao processo de envelhecimento são alguns dos fatores que os(as) levaram a buscarem na escola a conquista de um direito que lhes fora negado anteriormente: a educação escolar. A compreensão dessa conquista auxilia a pensar nas mulheres idosas e nos homens idosos, que agora vêm ganhando um espaço significativo na escola, como sujeitos de direitos e de aprendizagens. Palavras-chave: Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EJA). Escola. Idosos(as). Sujeitos de direitos e de aprendizagens.