RE)DESCOBRINDO O RIO SARACURUNA: Uma proposta interdisciplinar para abordagem do tema em Educação Ambiental

RE)DESCOBRINDO O RIO SARACURUNA: Uma proposta interdisciplinar para abordagem do tema em Educação Ambiental RESUMO: Trazer essas questões para sala de aula torna-se imperativo na construção de uma educação ambiental crítica e transformadora e a interdisciplinaridade se mostra como importante ferramenta nessa tarefa. O presente trabalho tem como objetivo primeiro a aplicação da interdisciplinaridade na abordagem de questões socioambientais relacionadas ao Rio Saracuruna, localizado nas proximidades da unidade escolar para alunos ensino fundamental da Escola Municipal Rotary, no bairro de Santa Cruz da Serra, localizado no subúrbio do Município de Duque de Caxias. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva que vê na interdisciplinaridade escolar, no tocante a educação ambiental, um instrumento de grande utilidade não somente na conscientização, mas também na superação do quadro socioambiental ali exposto, a partir da reflexão e fomento de mecanismos de intervenção neste espaço. Como instrumento de construção e análise de dados utilizaremos a Análise Crítica do Discurso, a partir do referencial teórico metodológico de Norman Fairclough. Palavras-chave : Educação ambiental transformadora; Interdisciplinaridade; Análise Crítica do Discurso.