ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA SOB A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA SOB A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO Resumo O presente artigo analisa o atendimento de demandas históricas dos movimentos e organizações sociais do campo, cuja luta permitiu o processo de implementação do Programa Projovem Campo Saberes da Terra. O mundo do trabalho é o cenário desta investigação. Os trabalhadores do campo enfrentam o acirramento da questão agrária, desemprego, êxodo rural forçado e a desesperança em relação ao campo como lócus de pertencimento e identidade sociocultural. A referência analítica é a implementação do Programa Federal Projovem Campo Saberes da Terra, realizado em regime de colaboração entre os entes federados, além de movimentos e organizações sociais do campo, cujo processo de formulação e implementação se deu durante os Governos Lula da Silva e Dilma Rousseff. Trata-se de um estudo acerca da Educação do Campo, sua relação com os movimentos sociais, as estratégias do Estado brasileiro contemporâneo, bem como superação da equivocada visão urbanocêntrica historicamente presente no Sistema Educacional no Brasil, nas suas três esferas administrativas. Palavras-chave: Mundo do Trabalho – Política Educacional – Política Educacional – Brasil