O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL COMO ARTICULADOR DE UMA DIMENSÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL SOB A FORMA DE REDE

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL COMO ARTICULADOR DE UMA DIMENSÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL SOB A FORMA DE REDE RESUMO O texto decorre das primeiras incursões sobre o controle social realizado por meio do Observatório Social (OS). Objetiva fazer algumas interlocuções à atuação do Observatório Social do Brasil (OSB) como articulador de uma política de controle social sobre as políticas educacionais com atuação em rede, de forma similar com a dos Organismos Internacionais. Fizemos uso de pesquisa bibliográfica em autores como Shiroma (2011; 2014) e assumimos as concepções da autora sobre a perspectiva de articulação em redes na elaboração de políticas. Assim como diálogos em autores como Caetano e Peroni (2015) e Araújo (2017) para compreendermos as relações entre o público e privado e seus laços no cenário nacional. Concluímos que o OSB se configura como um novo sujeito em uma dimensão da política educacional brasileira – controle social e representa uma face da relação público-privada na educação que se refina a cada ano desde a reforma do Estado brasileiro em 1995 na qual os sujeitos da esfera privada são tidos como os mais capacitados para gerir o que é público. Palavras-chave: OBS. Política educacional. Relação público-privada. Redes de políticas.