Uma análise sobre a contribuição da Música Popular Brasileira (MPB) para a educação emancipatória na escola

Resumo O objetivo deste artigo é analisar como a música popular brasileira (MPB) tem sido enfocada na escola, tanto nas aulas de Música, como nas atividades pedagógicas docentes ou nos projetos interdisciplinares desenvolvidos. Parte-se da premissa de que a música popular brasileira (MPB) pode contribuir para a ampliação de experiência estética e cultural do educando, favorecendo uma educação emancipatória. O referencial teórico utilizado pautou-se especialmente em autores da Teoria Crítica. Sobre a música popular brasileira, em sua diversidade de gêneros e movimentos, delineou-se o conceito de “MPB”. Nesse sentido, apresenta-se uma pesquisa realizada em três escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, a fim de se analisar a presença da MPB no currículo. As entrevistas realizadas nessas unidades escolares a professores e alunos, indicam que a presença da MPB potencializa um ouvinte com a escuta mais sensível e elaborada intelectualmente, como também a experiências estéticas mais diversificadas e emancipatórias. Palavras-chave: Música na Escola; Música Popular Brasileira (MPB); Educação Emancipatória.