A TESSITURA CURRICULAR EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE MULTICULTURAL: O CASO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo Ao assumirmos o multiculturalismo como uma característica das sociedades contemporâneas e a escola como um espaço de cruzamentos culturais (CANDAU, 2012; MOREIRA; CANDAU, 2003), argumentamos que construções curriculares responsivas à complexidade plural da escola devem se tornar multiculturalmente orientadas e consequentemente um espaço de formação continuada com impactos multiculturais para as identidades docentes. Por isso, empreendemos um estudo de caso de natureza histórica (GIL, 2002; MARCONI, LAKATOS, 2011) para analisar a construção curricular da disciplina Educação Física de uma escola de ensino básico federal no Rio de Janeiro. A questão central que orientou nossa pesquisa foi: como essa experiência de construção curricular se constitui num processo de formação continuada multicultural e contribui para a construção de identidades docentes que saibam lidar com a diversidade cultural intrínseca à escola contemporânea? Constatamos que a tessitura curricular em análise se constituiu enquanto uma comunidade de aprendizagem docente multiculturalmente orientada e contribuiu para a construção de identidades docentes sensíveis à diversidade presente no cotidiano escolar. Palavras-chave: Formação Continuada. Multiculturalismo. Currículo. Educação Física.