Evidências de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: um estudo em escola municipal paulistana

Resumo Com o objetivo de analisar formas de apreender o direito à aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa focalizou a problemática por meio de abordagem qualitativa com estudo de caso. No trabalho de campo em uma escola, priorizou-se o acesso a documentos. Foram produzidos dados sobre trajetória escolar e evidências de aprendizagem. Dos resultados, depreende-se que a trajetória dos estudantes focalizados é marcada por aprovações e registros de conceitos em boletins que sugerem aprendizagem nas áreas de inglês, arte e educação física. Para outros componentes curriculares a maioria dos estudantes contam com os conceitos que não sinalizam aprendizagem. As anotações também presentes nos boletins nem sempre coadunam com os conceitos ou pouco colaboram para a sua compreensão. Apesar dessas incongruências, verifica-se esforços da escola em registrar aspectos do currículo escolar, indicando que a política educacional tem impulsionado olhar sobre o direito à aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual. Compreende-se, por fim, que questões relacionadas a sexo e raça intervêm sobre a escolarização desses sujeitos, indicando a emergência de estudos interseccionais. Palavras-chave: Educação especial. Inclusão. Aprendizagem. Deficiência intelectual.