RELAÇÃO FAMÍLIAS, ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: sentidos construídos pelos familiares de crianças e de adolescentes de uma escola pública de Belo Horizonte

RESUMO Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos que as famílias, das crianças e dos adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte, atribuem às instituições escola e Conselho Tutelar (CT), considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares. Também investigamos como se constituem as configurações familiares das crianças e dos adolescentes encaminhadas ao CT. Para a construção deste trabalho, baseamos em alguns autores, entre eles Carvalho e Ristum (2013), Thin (2006) e Nogueira (2005). Foram realizadas entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo CT. Essas incursões em campo indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares, para compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT e que os encaminhamentos feitos ao CT, interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares. Palavras-chave : Escola. Família. Conselho Tutelar. Criança e Adolescente.