Expansão e avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: tendências e controvérsias no período entre 1997 e 2015

Expansão e avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: tendências e controvérsias no período entre 1997 e 2015 O trabalho descreve e analisa as principais motivações, tendências e controvérsias da expansão e avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs), no Brasil, no período 1997-2015, considerando a flexibilização apontada pela LDB 9.394/96 para a diversificação de instituições e cursos superiores no País. Os resultados discutidos no artigo referem-se às percepções de um conjunto de 25 (vinte e cinco) dirigentes – Reitor, Pró-Reitor, Diretor Geral/Acadêmico e Coordenador de Curso – sobre fatores diversos associados ao fenômeno no período citado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com os dirigentes de IES públicas e privadas localizadas em dez Unidades da Federação. Constatou-se o alinhamento entre os CSTs e as novas configurações econômicas, o mundo produtivo e a necessidade de formação de mão de obra específica. Sua expansão foi influenciada pela curta duração da formação e pela facilidade de sua aproximação com outras áreas da graduação das IES, permitindo o aproveitamento de docentes, materiais e cenários de prática profissional. Palavras-chaves: Educação Superior – Expansão – Avaliação – CSTs