O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES TEÓRICAS PARA O DEBATE DA SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO

O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES TEÓRICAS PARA O DEBATE DA SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO RESUMO: O texto é parte de uma pesquisa em andamento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA/Cametá). Aborda-se aqui a materialidade da educação do campo no município de Cametá- PA partindo das bases legais que a normatizam como direito. Problematiza-se como o direito à educação nodo campo tem sido garantida na realidade Cametaense. Para análise, considerou-se as peculiaridades que compõem a Amazônia e seus territórios camponeses e as condições históricos sociais construídas nas relações de trabalho e cultura que produzem o modo de vida desses sujeitos, e que materializam a educação. O percurso metodológico parte-se da perspectiva do materialismo histórico dialético por possibilitar analisar como os interesses das classes impactam as políticas públicas educacionais, pois, as formas como se pensa a educação no campo do município de Cametá-PA ainda se limita em uma educação ruralista, que desconsidera as diversidades locais. PALAVRAS CHAVE : Educação do Campo; Direito a Educação; Políticas Públicas.