SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA ELABORAÇÃO E USO DE ATIVIDADES IMPRESSAS: o que evidenciam as narrativas

SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA ELABORAÇÃO E USO DE ATIVIDADES IMPRESSAS: o que evidenciam as narrativas RESUMO: Este trabalho, parte de uma pesquisa, objetiva analisar os saberes docentes mobilizados por professoras do 2º ciclo, de uma escola pública de Belo Horizonte/MG, nos processos de elaboração/uso de atividades impressas. Em sintonia com estudos da Didática que dialogam com a concepção de epistemologia da prática, refletimos sobre a ação de ensinar, especificamente sua dimensão operativa, e analisamos o processo de mobilização dos saberes que fundamentam essa ação. Optamos pela estratégia metodológica pesquisa narrativa (auto)biográfica que além do viés investigativo, que permite acesso à singularidade, articulada ao contexto socio-histórico, é formativa, pois possibilita a reflexão sobre experiências. Analisamos os dados coletados a partir de narrativas escritas e das atividades impressas elaboradas por uma das professoras participantes. Os resultados evidenciam saberes sobre o ensino advindos das primeiras experiências escolares e das experiências no exercício da docência. Evidenciam também, a importância de ressignificar os processos formativos em uma perspectiva voltada à ação reflexiva. Palavras-chave: Saberes docentes; Atividades impressas; Narrativa (auto)biográfica.