O OLHAR ECOLÓGICO DAS CRIANÇAS SOBRE O SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO: As crianças expressam suas vivências dentro do ambiente escolar e através dessa manifestação, algumas demonstraram um “olhar ecológico”. Por meio desse olhar, as crianças podem conhecer o mundo. O presente estudo teve como objetivo perceber a percepção e interpretação das crianças acerca do processo de escolarização e os sentimentos perante a aprovação e reprovação nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com vinte e três crianças do terceiro ano, através de estratégias lúdicas e conversas gravadas. Os resultados dessa pesquisa apontam que: As crianças percebem as adversidades enfrentadas no processo de escolarização e sabem expressar os sentimentos de sucesso diante da aprovação ou frustração com a reprovação, no primeiro ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As crianças compreendem que a reprovação pode se ocorrer pela falta de esforço e estudo do educando, assim como problemas e/ou ausência de apoio dos familiares. Diferentemente do que muitos adultos acreditam, as crianças, têm um olhar e constroem expectativas a respeito da situação na qual estão imersas e sabem apontar o que pode ser melhor para elas. Palavras-chave: Educação Ambiental – Olhar Ecológico – Escola – Pesquisa com Crianças.