GESTÃO ESCOLAR: um estudo sobre perfis de liderança do diretor e desempenho dos alunos.

GESTÃO ESCOLAR: um estudo sobre perfis de liderança do diretor e desempenho dos alunos. RESUMO Este estudo propõe um debate sobre as relações entre os perfis de liderança do diretor escolar (especialmente, o acesso ao cargo) e o desempenho discente de duas escolas públicas municipais no estado do Maranhão. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos da Sociologia das Organizações e as pesquisas sobre “eficácia escolar”. O trabalho envolveu a análise dos resultados do IDEB (2015-2017) de cada escola e realização de duas entrevistas com as diretoras. Buscamos também os questionários contextuais da Prova Brasil para coleta de informações sobre as formas de acesso ao referido cargo. O material coletado, de caráter exploratório, pareceu indicar diferentes formas de atuação e visão das diretoras no que se refere as estratégias de gestão. No entanto, algumas características convergem nos tipos de liderança identificados: atuação forte e presente das diretoras na construção e manutenção de um ambiente escolar favorável. Palavras-chave: Gestão escolar – liderança escolar – desempenho