POR MAIS LEITORES PROFICIENTES: A progressão do ensino de leitura e compreensão textuais no Bloco Inicial de Alfabetização

POR MAIS LEITORES PROFICIENTES: A progressão do ensino da leitura e compreensão textuais no Bloco Inicial de Alfabetização RESUMO Este estudo procurou analisar as práticas de leitura e compreensão textuais e a progressão dessas no universo de três turmas do Bloco Inicial de Alfabetização de uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A tessitura teórica ancorou-se em autores, tais como: Soares (2016; 2004), Solé (2012), Morais (2012), Lerner (2007; 2002), Koch e Elias, (2014), Kleiman (2016, 2005), Chartier (2007; 1998), entre outros, objetivando alcançar uma discussão em torno do ensino de língua portuguesa, em particular, dos campos da leitura e compreensão textuais. A pesquisa está inserida na perspectiva de estudo de caso, de tipo etnográfico, conforme realça André (2015; 2005). As docentes foram acompanhadas por meio de observações participantes e grupos focais em 2018. Para o tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo temática, conforme Bardin (2016). Os resultados apontaram para a ausência de progressão no ciclo, especialmente no que concerne à exploração de questões inferenciais na compreensão dos textos, bem como na baixa frequência da leitura em voz alta realizada pelo educando do 1º ano. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Leitura. Progressão.