A MEDIAÇÃO ENTRE A CULTURA LITERÁRIA E O SUJEITO LEITOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

A MEDIAÇÃO ENTRE A CULTURA LITERÁRIA E O SUJEITO LEITOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Resumo O presente artigo apresenta parte dos resultados finais de uma pesquisa de doutoramento, concluída no ano de 2018, cujo objetivo foi compreender as mediações em torno do texto literário realizadas em salas de leitura de quatro escolas públicas de Minas Gerais. Foram sujeitos da pesquisa quatro professoras que atuam nas salas de leitura das escolas pesquisadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo instrumentos de produção de dados: observações participantes das atividades nas salas de leitura, análise dos projetos pedagógicos das escolas e um questionário. Com base na teoria histórico-cultural e em um dos eventos observados na sala de leitura de uma das escolas refletimos sobre a linguagem literária, a formação de leitores literários e o papel dos mediadores. Os resultados da pesquisa permitem compreender a sala de leitura como um cronotopo, no qual as mediações de leitura literária contribuem para a formação do leitor literário. As condições de organização e apropriação da sala de leitura possibilitam realizar mediações de natureza outra daquelas realizadas nas salas de aula. Palavras- chave: Leitura. Literatura. Mediação. Cronotopo.