MUSICALIZAÇÃO NA CRECHE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS CRIAÇÕES SONORAS E MUSICAIS

MUSICALIZAÇÃO NA CRECHE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS CRIAÇÕES SONORAS E MUSICAIS Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou compreender como ocorre o processo de musicalização com crianças de 2 a 3 anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa colaborativa que teve como procedimentos: sessões reflexivas, entrevistas com as professoras, observação e registro de campo. Dialogou com os estudos e pesquisas da área da infância e de educadores(as) musicais. A análise dos dados revelou que as professoras reconhecem a importância do trabalho com música, entretanto, na prática, este não ocorria. Evidenciou uma prática marcada por um caráter prescritivo que, no decorrer da investigação, foi sendo ressignificada, verificando-se uma compreensão, por parte das docentes, de que a musicalização infantil ocorre por meio da interação, ludicidade, criatividade e sensibilidade, e que o protagonismo da criança é essencial nesse processo. Demostrou, ainda, que as crianças constroem conhecimento musical através das brincadeiras, sendo inventivas de ritmos e melodias. A investigação culminou na criação de um Parque Sonoro no CEI. Palavras-chave: Musicalização Infantil. Creche. Pesquisa Colaborativa.