CRISE TEMPORAL E TEMPO ESCOLAR. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO-TEMPO EM UM CONTEXTO PÓS-MODERNO

TEMPORALIDADE ESCOLAR. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO-TEMPO EM UM CONTEXTO PÓS-MODERNO Resumo Presenciamos uma crise do tempo que o torna fragmentado e desnudo. Iniciada na industrialização e agravada na metade do século XX, tal crise gera uma sociedade hiperativa, consumista, egocêntrica e deprimida. Nossa relação com o mundo, com as coisas e com as pessoas, se exerce em um nível de utilidade, saciação de desejos e autopromoção. As máximas da eficácia e do rendimento pessoal moldam a nossa trajetória de vida. A escola é, nesse contexto, tida como um lugar de preparação para a competição da vida adulta. A crise temporal contemporânea afeta diretamente o tempo escolar. A falta de concentração, advinda pelo constante bombardeamento de mídias, fragmenta e destrói a atenção, faculdade essencial para o estudo. O presente artigo pretende pensar a escola acerca da sua temporalidade, tendo em vista que está situada em um ambiente que passa por uma crise temporal e identitária, buscando entender que maneiras existem de conservar a escola como um lugar de estudo do mundo. Palavras-chave: Crise temporal. Utilitarismo. Tempo escolar. Atenção. Contemplação.