“MINAS NA SEMI”: (re)significações de narrativas das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa Semiliberdade.

“MINAS NA SEMI”: (re)significações das narrativas das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade. Resumo A pesquisa analisou as peculiaridades da medida socioeducativa buscando compreender como as meninas em cumprimento de medida de semiliberdade constroem/construíam (re)significações a respeito de si e dos processos educativos que permeavam suas vivências. Caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando observação, entrevistas, intervenção mediada por processos circulares (MINAYO, 2010; LAKATOS, 2000; AGUIAR, 2003 e PRANIS, 2010). Para dialogar com as narrativas adolescentes acerca de suas experiências, propusemos reflexões teóricas que discutem as medidas socioeducativas no contexto da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), narrativas estas permeadas por processos de institucionalização vivenciados numa Casa de Semiliberdade (GOFFMAN, 1971, 1999; FOUCAULT, 1997, 2007). Noutra mirada, trouxemos autores que analisam a condição juvenil e as relações de gênero impressas no ser-menina em cumprimento de medida socioeducativa (SCOTT, 2001; LOURO 2008). Palavras-chave : Adolescentes. Processos Circulares. Medida Socioeducativa. Casa de Semiliberdade. Gênero.