EXPERIÊNCIA, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO: METAMORFOSES EM MOVIMENTO

EXPERIÊNCIA, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO: METAMORFOSES EM MOVIMENTO Resumo: O presente texto propõe uma discussão acerca da noção de experiência e de aprendizagem na formação de professores. Traz um evento que se deu em sala de aula, de formação de docentes que ensinarão matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, problematizando uma certa noção de experiência que tende a estabelecer, a apresentar e a controlar os caminhos para se atingir uma aprendizagem. O artigo é composto em três movimentos de metamorfoses, trazido junto ao texto “Das três metamorfoses do espírito”, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Em um primeiro movimento, discute a noção de experiência e de aprendizagem enquanto acúmulo de conhecimento durante determinado tempo vivido; no segundo trata, da noção de experiência e de aprendizagem enquanto modos de se chegar a produção de verdades, associando à experiência a um experimento; um terceiro propõe pensar a experiência e a aprendizagem enquanto movimento de criação de novos valores e de produção contínua de vida. Em um exercício de pensar e de escrever, questiona os valores que sustentam modos estabelecidos de pensar a experiência e a aprendizagem, colocando em questão o valor do valor. Palavras-chave: Experiência. Aprendizagem. Formação. Matemática.