As identidades de educadoras montessorianas

AS IDENTIDADES DE EDUCADORAS MONTESSORIANAS Este estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado concluída em 2019, cujo objetivo foi compreender os processos identitários que são construídos pelas educadoras montessorianas da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, da coordenação e da direção que atuam numa perspectiva montessoriana, frente aos desafios postos por meio do processo ensinoaprendizagem. Sendo assim, a questão desta pesquisa foi “Como se constitui as identidades das educadoras que atuam numa perspectiva montessoriana?”. A abordagem metodológica adotada foi a investigação narrativa, tendo como estratégias a observação do cotidiano escolar, as narrativas autobiográficas de educadoras montessorianas e uma roda de conversa com tais educadoras. Ao findar a pesquisa, compreendemos que a incompletude das educadoras é uma marca em busca por mais conhecimento na área da educação sobre o desenvolvimento da criança e a perspectiva montessoriana. Sua formação acontece imbricada com a prática em sala de aula e com o ser sujeito na vida em sociedade, constituindo-se em sujeito pós-moderno na formação de sua identidade. Palavras-chave: Identidade. Professor. Montessori. Narrativa.