O LUGAR DA SALA DE LEITURA E DA BIBLIOTECA NA ESCOLA

O LUGAR DA SALA DE LEITURA E DA BIBLIOTECA NA ESCOLA Resumo: O artigo apresenta discussões de uma tese, cujo objetivo foi analisar casos de salas de leitura de escolas públicas de um município brasileiro que alcançaram reconhecimento e visibilidade, para compreender que concepções e práticas sustentavam seus projetos. Após a realização de um estudo exploratório, chegou-se a duas salas de leitura, nas quais se desenvolveu um estudo de profundidade, com observações de práticas, entrevistas e conversas com professoras e crianças. A partir das análises tecidas, a tese apontou sete fatores relevantes para a consolidação, reconhecimento e visibilidade alcançados por estes projetos. Neste artigo, além de trazer discussões sobre as funções de bibliotecas e salas de leitura em escolas, discutimos parte das categorias de análise trabalhadas na tese e os fatores que elas nos ajudaram a indicar. Como aporte teórico-metodológico, nos apoiamos nos estudos Bakhtin (1988) e de Benjamin (1995), autores que sustentam as concepções de linguagem e de sujeito. Também dialogamos com teóricos que estudam o tema das bibliotecas e salas de leitura escolares e suas possibilidades práticas, como Carvalho (2012) e Perrotti (2015). Palavras-chave: Sala de Leitura. Biblioteca Escolar. Práticas de Leitura.