O imaginário em torno da excelência escolar: implicações para a produção da subjetividade dos alunos de classes populares em escolas de prestígio

O imaginário em torno da excelência escolar: implicações para a produção da subjetividade dos alunos de classes populares em escolas de prestígio O corrente trabalho tem origem na intenção de debater o imaginário acerca da qualidade de ensino à luz da relação entre Psicanálise e Educação. Temos o intuito de problematizar tal narrativa, principalmente quanto as suas influências negativas para a trajetória educacional do estudante, uma vez que pensamos a escola como um ambiente não apenas de cultivo e difusão de saberes, mas, sobretudo, de criação de subjetividades. Priorizamos a vivência dos alunos pobres em escolas de prestígios, aqueles que não seriam cúmplices dos ideais regulatórios de uma instituição de elite. Assim, a leitura psicanalítica será cotejada com algumas análises oriundas do pensamento foucaultiano a respeito da produção de subjetividade e dos micropoderes vigentes no sistema disciplinar educacional. Contudo, ainda que reconheçamos as incidências negativas da narrativa da excelência escolar para a confiança e a autoestima do aluno em relação ao conhecimento, interessa-nos, especialmente, a dimensão da resistência ao status quo como um guia de esperança. Palavras-chave: Qualidade de ensino; Psicanálise; Subjetividade e Resistência.