O ITINERÁRIO TÉCNICO E PROFISSIONAL NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O PROTAGONISMO DO RETROCESSO

O ITINERÁRIO TÉCNICO E PROFISSIONAL NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O PROTAGONISMO DO RETROCESSO RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar a oferta do itinerário formativo técnico e profissional no contexto da Reforma do Ensino Médio no estado do Espírito Santo, definida na lei nº 13.415/17. Essa reforma, apresenta mudanças significativas na última etapa da educação básica com implicações para carga horária, conteúdos curriculares e formação de professores. Simultaneamente a esse processo, o Sistema S e o governo estadual, em alinhamento ao governo Temer, vêm buscando executar as políticas educacionais vigentes no sentido de assumir o protagonismo nacional da sua implementação. Dois projetos, um entre Sesi e Senai (município de Serra), e outro entre o governo estadual e o Senai (município de Anchieta) vem estabelecendo oferta combinada da BNCC e o itinerário de formação técnico e profissional. Tais experiências antecipam a reforma e tentam demonstrar sua viabilidade, colocando o sistema S como espaço privilegiado de oferta do quinto itinerário, preparando assim essa oferta para sua possível mercantilização. Fato esse ainda em investigação pela pesquisa em curso. Palavras-chave: Itinerários Formativos. Escola de Tempo Integral. Reforma do Ensino Médio.