Desafios da mediação familiar e escolar no uso das tecnologias digitais pelas crianças

DESAFIOS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELAS CRIANÇAS Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as mediações familiares e escolares no uso de tecnologias digitais por crianças, seus desafios e suas possíveis implicações. A reflexão parte de uma pesquisa de doutorado (2014/2018), fundamentada nos estudos da infância, da cultura e da mídia-educação, com abordagem qualitativa e aproximações aos métodos mistos e à bricolagem. A etapa empírica envolveu aplicação de questionários aos familiares; entrevistas a professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; grupo focal e de formação com familiares, professoras e estudantes de Pedagogia. E por fim, as considerações destacam que se as tecnologias digitais estão presentes desde cedo nas práticas culturais e lúdicas das crianças, nem sempre os adultos possuem clareza sobre os riscos e as possibilidades; a escolaridade e a classe social não demonstraram ser determinantes na qualidade da mediação; e a realização do grupo de formação contribuiu com outras posturas, mais qualificadas, em relação a mediação dos usos e consumos das tecnologias pelas crianças. Palavras-chave: Mediação familiar e escolar. Crianças. Práticas culturais. Tecnologias digitais.