DO “CRER PARA VER” AO VER PARA CRER: UMA BREVE TRAJETÓRIA DO INSTITUTO NATURA NAS POLÍTICAS DE COLABORAÇÃO FEDERATIVA

E ste artigo tem por objetivo analisar a atuação do Instituto Natura (IN) no que tange à elaboração e implementação de políticas de colaboração para a oferta da educação pública, dentro do desenho do federalismo brasileiro. São analisadas aqui ações do IN, com ou sem parcerias institucionais, no desenho de novas formas de colaboração intergovernamental. Constitui-se em um estudo exploratório de caráter qualitativo e ancora-se na pesquisa bibliográfica e documental tomando como fontes primárias registros eletrônicos de documentos oficiais, notícias veiculadas na mídia digital e conteúdos de sites oficiais. Os dados levantados revelam uma ampla e crescente inserção do IN no campo da educação pública brasileira, trazendo não apenas aportes ferramentais de apoio pedagógico, formativo e de gestão, mas também atuando na formulação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e outras formas de colaboração intergovernamental ancoradas no investimento social privado e na nova gestão pública.