CONHECIMENTO E RAÇA: rachaduras no currículo escolar

CONHECIMENTO E RAÇA: rachaduras no currículo escolar Resumo: A noção de raça sempre foi de interesse de estudo no campo científico, transcorrendo ideias do biológico ao cultural. No Brasil a sua problematização levava a uma interpretação da desigualdade racial, da democracia racial, e uma idealização de educação antirracista. Tal interpretação desencadeou dentro da política pública educacional, com a participação do Movimento Negro, a elaboração de documentos, que estão configurados em leis, resoluções e diretrizes nacionais para educação das relações étnico-raciais. Pensando essas interpretações, este escrito provoca uma discussão acerca do conhecimento escolar, currículo e raça. E para isso, trago dentro da leitura, documentos da política pública para uma educação racial. Ao trazer os documentos, não desconsidero sua importância, mas os coloco como um processo de negociação – a política de investimento radical – (LOPES, 2015), que é perturbada pelos trincamentos nelas incitadas. Desse modo, o texto é, contudo, uma provocação a um processo interpretativo, que se faz na tradução, na desconstrução. Palavras-chave: Currículo. Conhecimento. Raça. Política.