EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: AINDA DISCUTIMOS A DICOTOMIA DA FORMAÇÃO PARA OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS OU PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS-DIDÁTICOS?

EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: AINDA DISCUTIMOS A DICOTOMIA DA FORMAÇÃO PARA OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS OU PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS-DIDÁTICOS? Resumo O tema de que trata esse artigo é fruto de estudos teóricos, debates e preocupações que vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico e que tem protagonizado muitas reflexões internas nas IES. Ele inspira-se em pesquisa bibliográfica, associada a vivência como docente universitária, gestora e orientadora de dissertações de mestrado na área da Educação Superior, a partir da temática proposta, cujo objetivo principal foi compreender a possibilidade de estabelecer relações entre a ausência de formação pedagógico-didática dos docentes e de políticas definidoras dessa formação e a qualidade do ensino, na Educação Superior, além de atentar para a necessidade da que envolve os conhecimentos do campo específico da formação e os conhecimentos pedagógico-didáticos, na perspectiva de entender o Ensino como um importante componente que compõe o tripé que forma a Universidade. Palavras chave: Docência Universitária, Formação Pedagógico-Didática, Políticas Públicas, Educação Superior, Qualidade do Ensino