Educação Ambiental: análise de uma proposta interinstitucional de formação continuada de professoras

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA INTERINSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS Resumo A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta fundamental na construção de alternativas frente à crise ambiental, mas estudos demonstram que os professores ainda apresentam dificuldades em efetivar a EA nas escolas. Em 2017, em Curitiba/PR, um curso de formação continuada em EA foi ofertado para professoras da rede municipal. O objetivo deste trabalho foi compreender e correlacionar as interpretações das professoras e formadoras sobre a experiência vivenciada nesse processo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Os resultados demonstram que: a formação deu subsídios teóricos para as professoras, mas elas não compreenderam como isso poderia lhes ajudar nas práticas escolares; as formações continuadas devem priorizar metodologias ativas; as professoras não têm tempo para estudar e é necessária maior oferta de materiais sobre EA direcionados à prática docente. É necessário, em futuras formações continuadas, resgatar o papel docente considerando a importância de uma ação pedagógica que leve em conta a autonomia, a criatividade e criticidade dos professores. Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação docente. Formação continuada.